sexta-feira, 4 de junho de 2010

Rações para cães têm falhas na qualidade

Em homenagem ao melhor amigo do homem – os cães – a Pro Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – testou oito marcas de rações secas para cachorros adultos, sabor carnes e vegetais. Foram analisados os produtos da Alpo, Beneful, Champ, Dog Chow, Gran Cão, Herói, Kanina e Pedigree. De acordo com os testes realizados, de forma geral, estas rações têm um bom teor de proteínas, minerais e fibras. Duas marcas, entretanto, apresentaram excesso de cinzas – a Gran Cão e Pedigree – o que indica baixa qualidade da matéria-prima utilizada na sua produção. Os melhores resultados foram para a Dog Chow. A Kanina foi a marca que apresentou a melhor relação qualidade/preço.
A primeira avaliação realizada pela Proteste foi a de rotulagem. O que se constatou foi que a maioria dos rótulos traz as informações exigidas pela legislação. Apenas as marcas Champ, Herói e Pedigree não trouxeram a data de fabricação, um dado que, no caso das rações, é obrigatório por lei. A instituição observou, ainda, que os oito produtos analisados apresentam na embalagem a indicação da quantidade adequada de produto para o animal por refeição, de acordo com o peso dele, um dado muito útil para o consumidor.
O segundo item verificado foi a quantidade de fibras das rações, componente diretamente relacionado à saciedade do cão e ao bom funcionamento do seu intestino, em especial para os animais sedentários que sofrem com a falta de exercício. Nesse campo, informa a Proteste, as rações Pedigree e Beneful não se saíram bem.
Para averiguar a qualidade da matéria-prima usada nas rações secas para cães, a associação de defesa do consumidor avaliou o teor de cinzas presentes nos produtos. Uma quantidade elevada desta substância indica a utilização de insumos de baixa qualidade, como cascas de cereais e farinha de aves com excesso de penas, patas e bicos. Quanto mais cinzas, menor a qualidade do alimento e pior a digestão. A ração Gran Cão e Pedigree foram as piores nesse quesito.
Em relação à qualidade da gordura – essencial para a absorção de vitaminas e para dar sabor à ração – destacaram-se, pelos bons resultados, a Alpo, Beneful, Champ, Dog Chow e Kanina. Nenhuma amostra mostrou peróxidos em sua composição – componente associado à destruição das vitaminas A e E – ou níveis detectáveis de gordura trans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário