quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Por que devo tosar meu cão?


     
Por muito tempo a tosa foi considerada um hábito meramente estético. No entanto, ela é um excelente instrumento para manter uma higiene perfeita da pele e da pelagem do cão.

A tosa é um processo que abrange etapas bem definidas:
Escovação
Limpeza de ouvidos
Corte de unhas
Banho
Secagem
Últimos cuidados.

Qualquer cão de pêlo médio a longo pode ser levado a um profissional de tosa para receber estes cuidados. Porém, existem pets que devem receber a tosa  definida em seus padrões de raça.

Algumas destas raças são:

Airedale Terrier                       
Bichon Frisé                          
Bouvier de Flandres                
Cocker Spaniel Inglês             
Cocker Americano                  
Fox Terrier Pêlo Duro              
Poodle                                   
Schnauzers                           
Scottish Terrier                      
West Highland White Terrier    
Yorkshire Terrier                     

Procure um bom profissional de tosa. Ele deve ser atencioso, paciente, deve gostar do seu cão e conhecer o padrão de raças, para não tosar um Bichon Frisé como um Poodle!

Cuidados na hora de comprar um bichinho!!!


Para não ser enganado ou correr o risco de perder seu filhotinho é importante não se equecer de:
            1º Certificar-se das vacinas: Uma das primeiras coisas que você deve procurar saber com o vendedor é se alguma dose das vacinas já foi aplicada. Em caso negativo, a primeira providência a ser tomada, é levá-lo o mais rápido possível, a um profissional especializado para que a vacina seja dada. É ela quem irá proteger seu cãozinho de contrair qualquer doença, a qual pode ser fatal em quando ele ainda é filhote. Além das vacinas é importante certificar-se se o vermífugo também dado ao cãozinho. Se não, é preciso comprar. Normalmente, ao comprar os cães, pelo menos a primeira dose da vacina já foi aplicada. Caso o vendedor diga que o cão já recebeu alguma das dosess necessárias, você deve exigir a cartela de vacinação do cão, a qual comprova de que de fato ele já foi vacinado. Em caso de dúvidas, é sempre bom vacinar o cão para não correr riscos de você perder seu animal recém adquirido.
            2º Pedigree: Se você deseja adquirir um cão com pedigree (registro) é aconselhável que você procure criadores ou clínicas com tradição em raças específicas. Assim, você garante que a documentação não seja falsificada. Já que um animal com pedigree custa, pelo menos, 3 vezes mais que um sem pedrigree. Se para você não é importante que o animal tenha pedrigree, recomendamos que compre o animal de pessoas conhecidas (em caso de problemas você consegue contactá-las!), em clínicas veterinárias ou em feiras de exposição. Obviamente, pode-se comprar o cãozinho em lugares por preços mais acessíveis que em clínicas ou em feiras, tomando o cuidado de pegar telefone de contato do vendedor e de assegurar quanto ao 1º item descrito anteriormente.
            3º Aparência do cão: Da mesma forma quando se vai comprar uma verdura, é importante olhar a aparência do cão. Ele deve aparentar-se saudável e bem disposto... Comprar um animal que já está fraco e abatido não é bom sinal... Um bom para se comprar filhote deve ter boa saúde.
Cuidados em casa:
:: Ração: Comprar ração para filhotes e oferecer a quantidade recomendada pelo fabricante. Alimentos de sal nem pensar!!! O cão deve ser ensinado desde filhote a se alimentar basicamente de ração.
:: Água: Não deixe seu cãozinho nunca sem água. Mantenha uma vasilha com água fresca e limpa durante todo o tempo.
:: Brinquedinhos: Todos os filhotes gostam de brinquedos. Procure em um pet shop ou em lojas de casa de ração um brinquedinho para fazer companhia para seu cãozinho. Os mais comuns são bolinhas e ossinhos... e você encontra estes produtos dos mais variados preços. Basta procurar um pouco e você encontrará uns com preços bem acessíveis!
:: Passeios: Todos ficamos loucos para passear com o nosso filhote e exibí-lo a todos. Mas, antes de ter terminado as 3 doses da vacina, passeios nem pensar! Só se você carregá-lo o tempo todo no colo... deixá-lo no chão, cheirando daqui e dali, nem sonhe... isto é um prato cheio para ele contrair doenças. E se isto ocorrer o risco é grande porque ele ainda não estará 100% imune às doenças. Muito cuidado é pouco nesta hora.
:: Eduque-o! Não existe melhor fase para você educar seu cão enquanto ele estiver filhote. Aproveite e ensine-o onde ele deverá fazer as suas necessidades básicas, os limites que ele terá dentro de casa, se deve ou não latir... e outras graçinhas como sentar, dar as patinhas, deitar etc. Quanto mais tempo você demorar a ensiná-lo mais traumatico ficará o processo para você e para seu cãozinho.

Não basta ter um pet, tem que cuidar.


CUIDADOS
 
Não basta ter um pet, tem que cuidar.
O bichinho precisa de nosso carinho e de nosso cuidado, porque ele não consegue fazer tudo sozinho, e também não pode falar, para expressar suas necessidades.
A convivência com os humanos ao longo de todo esse tempo, fez com que passassem a precisar mais de nós.
Para ter um cãozinho e desfrutarmos de sua agradável companhia, precisamos também estar conscientes de tudo o que envolve cuidar dessa outra vida.

  
  • Vacinação

• A 1ª dose da vacina múltipla, deve ser tomada aos 45 dias de vida.
• A 2ª dose deverá ser dada no intervalo de um mês da 1ª.
• E a 3ª com intervalo de um mês da 2ª.

A vacina contra tosse dos canis deve ser aplicada aos 60 dias.
Vacina anti-rábica deve ser aplicada uma semana após a última dose da vacina múltipla.

Somente após essas doses de vacinas o animal poderá sair a rua e/ou ter contato com outros animais, antes ele correrá o risco de ser infectado.
Os reforços deverão ser dados ao animal anualmente.


  
  • Vermifugação

Os filhotes devem ser vermifugados aos 30, 45 e 60 dias de vida.
Como medida preventiva, é indicado que a fêmea seja vermifugada antes do acasalamento.
É sempre bom pedir conselhos e indicações ao seu veterinário.


  
  • Higiene

Boca
Já existem no mercado produtos para higiene dental para cães e pode-se também esfregar os dentes do animal com um chumaço de algodão para limpá-los.
Entre as refeições, é recomendável dar ossos artificiais, para evitar o acúmulo do tártaro.
Regularmente ele deverá ser levado ao veterinário, para avaliar as condições de seus dentes.

Pelagem
A beleza dos pêlos começa por uma alimentação saudável e equilibrada.
Diariamente os pêlos devem ser escovados, desde filhote, para que ele se acostume com essa rotina que fará parte de sua vida sempre. Alguns tipos de pelagem exigem mais cuidados que outros, como os cães de pêlo longo, por exemplo. A escovação também é útil para detectar possíveis problemas, como inchaços, queda de pêlo, e o melhor é levá-lo ao veterinário caso seja percebido algo diferente.
A primeira tosa pode ser feita aos 3 meses de idade, e as seguintes periodicamente.

Diariamente
O filhotinho deve ser ensinado a fazer suas necessidades no local destinado a isso e é o dono quem lhe mostra.
Quando o cão estiver maior, podendo passear, ele fará isso durante suas voltinhas e o dono deve levar a sacolinha para retirar a sujeira que o seu cão fez.
Afinal, ninguém gosta de pisar em sujeira de cachorro.
Caso o cachorro faça suas necessidades em lugar errado, repreenda-o no momento do erro, se fizer isso mais tarde ele não conseguirá entender o porquê da bronca.

Orelhas
Quanto as orelhas, ao banhar o cachorro, proteja-as com algodão, para que não entre água e faça uma limpeza regularmente, também com algodão, sem mexer no canal do ouvido.

O Banho
O banho com água deve ser dado regularmente com água morna e shampoo para cachorros, mas sem exageros, pois muito banho pode provocar doenças no pêlo e na pele. Depois do banho, o cão deve ser bem seco, com toalha ou secador de cabelos e, enquanto isso, protegido do vento e de correntes de ar, para que não fique doente.

• Adestramento

Algumas das coisas feitas pelo cão, senão a maioria, estão totalmente ligadas aos atos e atitudes do dono em relação a ele.

Ele irá se acostumar com sua voz chamando-o e com o nome dele, e alguns comandos são ensinados pela repetição.

O cachorro precisa saber o que é certo e o que é errado, e é você quem ensina isso, portanto, é fundamental que você saiba e delimite o que pode e o que não pode fazer.
Um dono confuso tem grandes chances de ter um cão confuso, assim como um dono nervoso tem grandes chances de ter um cão nervoso.
Todos da família devem saber essas regras de certo e errado, para não cometer erros, confundindo o cão.

Por exemplo, se hoje o cãozinho se deita no sofá e ninguém fala nada, ou então o acaricia, ele saberá que isso pode ser feito, mas se amanhã, ao se deitar no sofá ele for repreendido, não entenderá nada, pois ou pode ou não pode.
Ele não conseguirá aprender, por exemplo, que em tais dias, quando ninguém estiver por perto, apenas você e ele, é permitido deitar no sofá, e que quando vocês não estiverem sozinhos, não é permitido.

Também não se pode repreendê-lo por algo que ele fez há algum tempo atrás - ele só entenderá que fez algo errado no momento em que estiver fazendo, depois ele não saberá o porquê da bronca e não irá relacioná-la a nada ou então irá relacioná-la ao que ele está fazendo no momento.

Nunca bata! Assim você não estará ensinando, apenas criando um cachorro que se tornará medroso, desconfiado ou revoltado.
A educação é feita com palavras, gestos e elogios.
O cachorro faz associações e não merece ser punido de forma covarde


  
  • Idade Avançada

O cão vive em média de 12 a 14 anos. Os cuidados dispensados a ele quando começa a envelhecer, farão com que ele viva mais e melhor.

As doenças aparecem com mais frequência e um dono atento consegue perceber diferentes comportamentos do animal, muitas vezes conseguindo diagnosticar precocemente males que podem ser curados se tratados desde o início.

Provavelmente seu amigão não terá mais toda aquela força e disposição, mas continuará companheiro para todas as horas que seu fôlego aguentar.

Sua alimentação deverá ser especialmente balanceada para suprir suas necessidades vitamínicas e nutricionais.

Poderão ser percebidos cansaços físicos, dificuldades para caminhar ou subir em lugares antes muito fáceis, e outros sintomas diferentes, o melhor a fazer é consultar um veterinário que saberá qual procedimento adotar.


  
  • Ajuda Profissional

Algumas raças são mais difíceis de se educar em casa, e é preciso recorrer à ajuda de um profissional.
Também existem casos em que o dono não tem tempo ou não pode se dedicar a ajudar na educação do filhote.

Qualquer que seja o motivo, é importante que se sigam alguns procedimentos para que seu filhote seja adestrado da maneira correta, para que isso não venha a lhe trazer dores de cabeça mais tarde.
Se você for colocar seu animalzinho para aprender a se comportar na função de proteger seu lar e seu dono - cão de guarda, o primeiro e muito importante passo é na escolha do profissional.
Avalie os métodos utilizados por esse profissional e procure acompanhar todo o processo de perto, para que não haja riscos.
Adestrar não é castigar.
Não é prendendo o animal ou agredindo-o que fará com que ele se torne bravo, essas atitudes afetarão o comportamento do cão das maneiras mais diversas.
Ele poderá inclusive se revoltar contra o dono e sua família. E não terá culpa por isso.